NEURONAVEGAÇÃO

por | 18/06/2016

A cirurgia guiada por imagem tem como objetivo demonstrar dados de um exame de imagem, tomografia computadoriza e/ou ressonância magnética, em tempo real durante procedimento cirúrgico, definindo pontos de referência anatômica, estruturas neuro-vasculares e os limites de uma lesão intracraniana a ser abordada, por meio da interação entre o neuronavegador, instrumental cirúrgico e o paciente.

 

Diversos equipamentos de Neuronavegação, nome mais comumente utilizado, foram desenvolvidos para oferecer ao neurocirurgião referência espacial precisa durante as cirurgias. Funciona como um sistema de coordenadas determinando pontos no espaço, no caso no próprio crânio e cérebro do paciente, que são visualizados num monitor onde são demonstrados os exames de imagem do indivíduo a ser operado.

Qualquer paciente pode se beneficiar do uso do equipamento de Neuronavegação, pois a cirurgia guiada por imagem oferece uma abordagem individualizada para cada caso, proporcionando o planejamento pré-operatório, reduzindo a manipulação das estruturas neuro-vasculares e o risco de lesões. Desta forma, a recuperação do paciente é mais rápida e o tempo de internamento hospitalar é menor.

As principais indicações são as neurocirurgias para ressecção de tumores intracranianos, como meningioma, schwannoma, gliomas, metástases cerebrais, cistos dermóide e epidermóide, tumores e lesões ósseas como osteoma e displasia fibrosa e tumores orbitários. O neuronavegador também pode ser utilizado durante a cirurgia endoscópica endonasal para a ressecção de tumores hipofisários e especialmente no acesso endoscópico endonasal extendido para tumores da base do crânio, como os já citados meningioma, schwannoma, cistos dermóide e epidermóide, além de lesões malignas como condrosarcoma e estesioneuroblastoma.

Além disso, a Neuronavegação pode ser utilizada para cirurgia da coluna vertebral, auxiliando o cirurgião no implante de parafusos pediculados durante uma artrodese para tratamento de fraturas ou doenças degenerativas.

Saiba mais:

 

 

Dr. Milton Rastelli é neurocirurgião Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia com Research Fellowship nos Estados Unidos. Atua em Curitiba, especialmente no tratamento de tumores cerebrais, tumores de base de crânio e tumores hipofisários com a técnica de cirurgia endoscópica endonasal. Saiba mais!

Share This