MONITORIZAÇÃO NÃO INVASIVA DA COMPLACÊNCIA INTRACRANIANA BRAIN4CARE

E se fosse possível realizar a medida objetiva de um sinal vital neurológico durante sua consulta médica?

 

A monitorização não invasiva da complacência intracraniana brain4care é uma tecnologia nacional de ponta e inovadora, que possibilita ao médico neurocirurgião, dentre outras especialidades, ter acesso a dados sobre as alterações da pressão e complacência intracranianas, possibilitando diagnóstico e conduta médica de modo a garantir a melhor evolução e segurança ao paciente.

 

O exame pode ser realizado em nível ambulatorial (consultório) ou hospitalar, tanto em pacientes com queixas leves e em casos mais críticos. Trata-se de método não invasivo que não traz riscos ao paciente, pois não emite nenhum tipo de radiação, onda eletromagnética ou ultrassom, não requer contraste ou qualquer tipo de preparo, não há contra-indicações para sua utilização podendo ser realizado em adultos, crianças e até bebês.

 

O método basicamente auxilia na avaliação da complacência cerebral, que pode estar prejudicada em diversos casos como na presença de hidrocefalia (acúmulo de líquor intracraniano), lesões expansivas como tumores ou mal-formações vasculares, hematomas intracerebrais ou intracranianos, traumatismos crânio-encefálicos, acidentes vasculares encefálicos, doenças inflamatório-infecciosas, etc.

 

As informações são coletadas por um sensor não invasivo que é posicionado junto ao crânio do paciente por um leve toque. Este envia sinais via bluetooth para um dispositivo eletrônico (tablet ou celular), sendo as curvas exibidas em tempo real por meio de um aplicativo. Os dados são anonimizados, criptografados e enviados para uma plataforma em nuvem. Um relatório em modo pdf é gerado pelo aplicativo, que pode ser impresso e enviado ao paciente.

 

Pacientes em hemodiálise, gestantes em pré-eclâmpsia, ou com cefaléia, doenças hepátias, hipertensão arterial (HAS), aneurismas cerebrais, concussões cerebrais, meningite, demências, hidrocefalia, inclusive hidrocefalia de pressão normal (HPN) e pacientes em pós-operatório de derivação ventrículo peritoneal, especialmente para o ajuste de válvulas programáveis, estão dentre as principais indicações clínico-cirúrgicas da monitorização não invasiva da complacência intracraniana brain4care.

 

Saiba mais:

https://brain4.care

https://www.youtube.com/c/brain4care

Anterior

Compartilhar